Algumas das lembranças mais marcantes e inesquecíveis da infância que guardamos são de viagens em família. Pense agora em uma viagem que você fez com seus pais e que você se recorda até hoje? É incrível pensar que as lembranças de viagens que seu filho irá levar por toda a vida estão sendo construídas hoje e cabe a você proporcionar a ele esses momentos.
Para isso é preciso ter atenção a alguns detalhes simples e muito importantes para planejar sua viagem com as crianças. Essas 7 dicas que preparei para você são fundamentais e podem definir se a sua viagem em família será lembrada por bons momentos de alegria ou por momentos de conflito e desconforto.
Se você quer que suas viagens em família sejam experiências significativas e repletas de boas lembranças para você e para seus pequenos, então é fundamental pensar nos detalhes. Então vamos lá!
7 dicas para tornar a viagem inesquecível
1- Escolhendo o destino
– O local escolhido deve ser compatível com a idade das crianças. Filas enormes, por exemplo, não combinam com crianças. Isso poderá deixá-las entediadas.
– Os excessos de frio ou calor podem trazer grandes incômodos para as crianças. Aqui na minha casa, por exemplo, viajamos poucas vezes para praias. A minha filha tem alergia ao calor intenso e a água salgada trazia imenso desconforto. Então cada viagem à praia precisava ser planejada com cuidado para que não fosse uma experiência ruim.
– Procure informações sobre o local escolhido e faça um roteiro com todos os lugares que vocês desejam visitar e adequar à quantidade de dias que vocês pretendem ficar. Saber de todas as atividades, o que tem para fazer e se programar.
– Converse com seu filho sobre a viagem, conte o nome do lugar, o que tem de interessante e o que vocês irão fazer, independente da idade dele. Se ele for maior, poderá dar sugestões também.
2- Fazendo as malas:
– Fazer as malas com antecedência para evitar estresse e levar em conta o destino escolhido.
– Fazer uma lista ajuda a levar o que é necessário para a quantidade de dias de viagem e não deixar algo importante para trás.
– Roupas e calçados adequados ao clima. Lembre-se de levar algumas peças a mais.
– Remédios necessários para cada um.
– Material de higiene.
– Sacolas para separar a roupa suja.
– Brinquedos são importantes para que a criança possa se divertir durante o trajeto e durante os dias da viagem. Leve os preferidos do seu filho e que sejam fáceis de transportar. Se ele é maior, ajude-o a escolher. É bom levar um brinquedo surpresa, no caso de um estresse, um imprevisto ligado a tempo de espera ou mesmo para agradar seu filho. Inclua os livros também, afinal ler ou contar histórias vale também durante os passeios fora de casa.
– Bagagem de mão: Leve água e lanche para para todos. Biscoitos salgados e frutas são indicados, pois além de sudáveis são mais duráveis. Coloque também remédios (se estiver em uso), uma muda de roupa, alguns brinquedos, e material de higiene para todos.
3- Durante a viagem:
– Não esqueça a bagagem de mão. Certamente você irá precisar dela.
– Comece a tirar fotos. Registrar o trajeto da viagem poderá trazer imagens bonitas da paisagem, da família e lembranças significativas de acontecimentos que não estavam previstos..
– Chame a atenção do seu filho para curiosidades do trajeto. A paisagem, as pessoas, o meio de transporte… Esses momentos, além de muitas aprendizagens, proporcionam também diversão e, claro, boas lembranças.
– Conte, leia e ouça histórias, cante, brinque, ouça músicas, conversem, tirem uma soneca, fiquem em silêncio, enfim, curtam o trajeto e se divirtam. Boas lembranças virão também desse momento.
4- No destino:
– Depois de retirar a bagagem e se instalarem no local, fique um tempo com seu filho para que ele se acostume ao novo ambiente. Dê uma volta com ele pelo local, relembre o nome lugar em que estão e fale um breve resumo do que vão fazer. Esse tempo com você deixa a criança mais segura para se adaptar ao novo ambiente. Se seu filho é bebê, então faça esse passeio com ele nos braços.
– Procure manter a rotina nos horários de se alimentar e dormir.
– Observe a criança: se está gostando, se cansando demais, se alimentando bem, tomando água, indo ao banheiro regularmente, brincando, se divertindo. É claro que uma viagem altera a rotina de todos, mas mude os planos se você perceber que a viagem não está agradando.
5- Algumas sugestões de destinos apropriados para crianças:
– Prefira as praias mais vazias, com mar mais calmo e planeje o passeio bem cedo, por causa do sol e das marés.
– Hotéis fazenda e resorts com programação para crianças.
– Se a criança tem pelo menos 3 anos, acampamentos também são boas escolhas.
– Casa de parentes e amigos.
6- Lembranças das viagens
Trazer uma lembrança da viagem poderá dar início a uma coleção feita em família. Cartão postal, conchas, souveniers, albúm de fotos são algumas possibilidades. Escolham juntos o que levar para casa de lembrança.
7- Sugestões de brincadeiras para se fazer durante a viagem:
– Ler e contar e criar histórias.
– Recitar poemas.
– Recitar parlendas.
– Cantar alto, baixinho, rápido, devagar, fazendo voz de gigante, voz de bruxa, de formiga (pergunta para seu filho como é que podemos fazer essas vozes)
– Fazer adivinhas.
– Falar trava línguas.
– Palavra musical – Uma pessoa fala uma palavra e os outros terão que cantar uma música com aquela palavra. Quem cantar primeiro e acertar, será o próximo a falar.
– Inventar rimas – Cada vez um escolhe a palavra para fazer rimas. Rimas com os nomes de vocês, com o destino da viagem, com o meio de transporte e muito mais.
Ex.: avião rima com… mão
carro rima com… amarro
praia rima com… saia
areia rima com…aveia
mala rima com… sala
– Fazer toalha rendada com papel.
Viajar em família deixa lembranças e muitas histórias para contar. Mas, para que a viagem seja mesmo uma boa ideia, vale planejar com cuidado cada detalhe. Afinal, imprevistos podem acontecer e com o planejamento em dia, fica mais fácil replanejar, evitar o estresse e fazer a viagem ser um sucesso.
Então, Boa viagem!